2.10.15

Guimarães promove voluntariado jovem europeu junto de instituições

in GuimarãesDigital

O Banco Local de Voluntariado de Guimarães, em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, vai desenvolver um conjunto de acções que visam a promoção do voluntariado jovem europeu a nível concelhio.

Esta sexta-feira, entre as 14h30 e as 16h30 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão, decorre uma sessão de sensibilização direccionada às organizações com projectos de voluntariado e também a um conjunto de entidades cujas áreas de intervenção se enquadrem neste contexto.

A iniciativa pretende não só (in)formar as instituições do concelho para um eventual acolhimento de jovens voluntários, mas também alargar horizontes e chamar a atenção para as inúmeras vantagens que o voluntariado transfronteiriço encerra.
Nos dias 20 e 21 de outubro, as acções serão desenvolvidas junto dos alunos das Escolas Secundárias de Guimarães, numa lógica de proximidade, de mobilização de consciências colectivas e de promoção de valores como a solidariedade e a cidadania ativa.

A realização destas ações enquadra-se no processo de preparação de uma nova candidatura a Capital Europeia do Voluntariado, desígnio estratégico da Câmara Municipal de Guimarães, que engloba a aposta no voluntariado jovem europeu. Saliente-se, a este respeito, o acolhimento no passado mês de agosto da 11ª edição do “Atlantis Youth Camp”, evento organizado pelo Centro para a Cooperação no Mediterrâneo e pela Cruz Vermelha Portuguesa, que se constituiu como uma oportunidade de referência para intercâmbios interculturais entre jovens voluntários.