20.6.16

Lisboa: Concerto solidário ajuda refugiados

in Agência Ecclesia

Lisboa, 18 jun 2016 (Ecclesia) - A Plataforma de Apoio aos Refugiados associou-se à cantora Ana Stilwell para o lançamento do álbum "Take My Coat" e de um concerto solidário no Teatro Thalia em Lisboa, cujas receitas reverterão a favor dos refugiados.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a direção executiva da PAR explica que "a partir do tema 'Take My Coat', Ana Stilwell compôs uma música dedicada aos refugiados, a qual representa uma carta cantada, um “casaco” que transporte a esperança da humanidade".

"São sentimentos e palavras de aconchego que procuram chegar a quem, diariamente, vive o desespero desta crise humanitária. A língua inglesa, enquanto língua universal, permitirá que o tema chegue a mais pessoas", pode ler-se.

O valor de cada bilhete é de 10 euros e os ingressos podem ser adquiridos através da bilheira online "Ticketline".

Este projeto conta com o envolvimento da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, da agência de notícias LUSA, através do trabalho do fotógrafo Nuno Veiga, da Câmara Municipal de Lisboa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de uma das maiores companhias de seguros a atuar em Portugal.


Criada em 2015, no contexto da crise de refugiados e deslocados que está a bater à porta da Europa, a Plataforma Portuguesa de Apoio aos Refugiados é liderada por Rui Marques, antigo Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural.

Tem como parceiras instituições como Cáritas Portuguesa, a Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade, a Comissão Nacional Justiça e Paz, o Comité Português da UNICEF, a Comunidade Islâmica de Lisboa, e a Obra Católica Portuguesa das Migrações.

Também o Corpo Nacional de Escutas, o Conselho Português para os Refugiados, a Cruz de Malta, a EAPN Portugal / Rede Europeia Anti- Pobreza, a Fundação Gonçalo da Silveira, o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, o Serviço Jesuíta aos Refugiados e a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.

Até agora, Portugal recebeu várias centenas de refugiados, sendo o segundo país europeu que mais pessoas recolocou, a seguir à França.

JCP