8.6.16

Sem – abrigo de viseu com cuidados de saúde na rua a partir de junho

In "Jornal do Centro"


A Saúde em Português – Delegação Regional do Centro vai avançar em Viseu com consultas de rua para a população sem-abrigo. O projeto entra em julho no terreno e estende-se por 12 meses. Vai envolver voluntários da área da Saúde que, utilizando as suas competências profissionais, recursos disponibilizados e experiência no terreno, pretendem intervir na saúde física e psicológica das pessoas em condição de sem-abrigo.

Esta Organização Não Governamental (ONG) foi uma das contempladas com um apoio nanceiro no âmbito do Apoio ao Associativismo da Junta de Freguesia de Viseu. “O voto de confiança do Apoio ao Associativismo da Freguesia de Viseu ao nanciar o projeto Saúde sem Teto é fundamental para a sua concretização e a Delegação Regional do Centro de Saúde em Português agradece em nome de todos os seus futuros beneficiários”, realça Vítor Martins, secretário da Saúde em Português – Delegação Regional do Centro.

São parceiros envolvidos neste projeto a Junta de Freguesia de Viseu, a ASCEV e a associação Bora Lá. Este é o segundo projeto que a “Saúde em Português” coloca no terreno. O primeiro dado a conhecer envolve a prestação de cuidados de saúde na população que trabalha na prostituição. As consultas móveis para a população começam em agosto. A prestação dos cuidados de saúde complementares vai se feita por uma Unidade Móvel de Saúde (disponibilizada pela autarquia viseense), em articulação com a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados D. Duarte.

Outra parceria será com o CAD de Viseu que permitirá, por exemplo, a realização de testes rápidos VIH/SIDA no local. No âmbito deste projeto, será construída uma base de dados, identificação dos principais fatores de risco, avaliação das mudanças de comportamento de risco e aferição do impacto do projeto na população- alvo. A ONG pretende, depois, fazer a apresentação dos resultados nais, nomeadamente o número de pessoas alcançadas. “Este é um projeto que tem a característica de poder ser replicado em qualquer distrito do país, com vantagens em termos sociais e de saúde pública”, sublinham os promotores.

A inovação do “Saúde na Esquina” foi um dos projetos distinguidos pelo Movimento Mais para Todos, lançado pela SIC Esperança e pela cadeia de distribuição alimentar Lidl. A delegação de Viseu vai ainda desenvolver outras iniciativas, como a “Saúde na Prisão” e “Saúde Rural” que tem como missão “levar médicos de família a freguesias com carências”. O objetivo de todo este projeto é o de levar a “saúde ao encontro de uma população tantas vezes marginalizada”.

Criada em 12 de dezembro do ano passado, a delegação para a Região Centro da “Saúde em Português” decidiu colocar em Viseu a sua sede com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e estimular melhores condições sociais. A organização existe há 22 anos e está sediada em Coimbra. Trabalha com bolsas de exclusão e tem sido reconhecida pelo seu trabalho voluntário nas comunidades dos países de língua portuguesa e em territórios de con ito, guerra e catástrofes. “Apesar do nosso trabalho ser mais reconhecido a nível internacional, continuamos a desenvolver a nossa missão na promoção da igualdade de oportunidades”, sublinha Hernâni Caniço, presidente da ONG.