1.2.17

Minimizar problemas sociais com união de esforços

in Diário de Coimbra

Patrícia Isabel Silva Nenhuma instituição tem « por si só» a solução para resolver os problemas sociais do Centro Histórico de Coimbra, por isso, importa «conjugar esforços» para definir estratégias. É nesta lógica que a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) desafiou um conjunto de instituições que desenvolvem actividade nesta zona da cidade para participarem num seminário, que decorrerá no dia 24 de Fevereiro, às 19h15, no Teatro da Cerca de S. Bernardo.

Depois da Ergue-te, Associação Integrar e Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, ontem, também a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Assistência Médica Internacional (AMI), celebraram protocolo com a APBC para marcar presença neste encontro, onde cada uma das instituições é desafiada a partilhar com os comerciantes o trabalho que desenvolve no Centro Histórico, onde a toxicodependência é um dos principais problemas.

«Se não nos unirmos todos, dificilmente esta cidade encontra a harmonia», sublinhou Luís Costa, presidente da direcção da Cáritas Diocesana de Coimbra, acrescentando que o objectivo desta instituição, através dos vários equipamentos de apoio, é «fazer parte da solução». «Que se faça bem e o melhor possível» para minimizar as consequências negativas que advêm também do facto de Coimbra ser uma «cidade de passagem».
Aliás, conforme referiu Paulo Pereira, da AMI, «90% das pessoas» apoiadas por esta estrutura são de fora da cidade. Na perspectiva do responsável, importa «consciencializar» as pessoas que os problemas existem e que só pela «conjugação» de esforços é possível lidar com eles.
Na assinatura dos protocolos, Vítor Marques, presidente da APBC, referiu ainda que além dos contributos das cinco instituições, estão a ser desenvolvidos esforços para que marquem presença a PSP, IEFP e Segurança Social.

| Unir esforços para minimizar problemas sociais da Baixa Conferência APBC desafia comerciantes para conhecer estratégias de apoio das instituições FERREIRA SANTOS Assinatura de protocolos com António Cruz, Luís Costa, Vítor Marques e Paulo Pereira Um grupo de estudantes universitários estrangeiros organiza hoje, a partir das 18h30, no Terreiro da Erva (Cáritas), um jantar para os sem-abrigo da cidade, como forma de agradecimento pela forma como foram acolhidos. O evento designa-se “Erasmus retorna o favor” e envolve 20 estudantes estrangeiros, que vão confeccionar pratos das suas nacionalidades para o jantar, que deverá reunir cerca de quatro dezenas de sem-abrigo. Os estudantes envolvidos são de nacionalidades tão diferentes como França, Espanha, Holanda, Polónia, Itália, Alemanha, Brasil, Suíça, Reino Unido, Ucrânia, Rússia, Jugoslávia, República Checa e Angola.