10.10.17

Dia Mundial da Saúde Mental. Vamos cuidar da nossa?

in Notícias ao Minuto

Mudar alguns dos comportamentos mais comuns dp dia a dia pode ser a forma mais eficaz e segura de reduzir o risco de demência.

Celebra-se esta terça-feira o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data que pretende captar a atenção de todos para a necessidade de cuidar da mente o mais cedo possível... e todos os dias.

Para assinalar a data - que ganha cada vez mais destaque um pouco por todo o mundo -, a Alzheimer Portugal lança um alerta: tudo aquilo que fazemos tem um impacto mais ou menos direto na saúde da nossa mente. E prova disso são os hábitos diários mais rotineiros, que tanto podem funcionar para o bem como para o mal da saúde mental.

Num comunicado enviado às redações, o organismo destaca alguns dados publicados recentemente na revista científica The Lancet e que defendem que é possível evitar um em cada três casos de demência. Como? Basta travar os principais fatores de risco que resultam dos maus hábitos, como é o caso da obesidade, da diabetes, da hipertensão e do sedentarismo. Mas não só. Estes são os potenciais responsáveis pela má saúde mental que se irá verificar num futuro um tanto ou quanto próximo.

"Infelizmente, os grandes fatores de risco para a demência - a idade e os genes - não são possíveis de controlar. Por isso mesmo, é importante fazer o que está ao nosso alcance: adotar um estilo de vida saudável e alterar os nossos hábitos", destaca José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal.

E como a prevenção da demência depende em grande parte de nós, a Alzheimer Portugal dá a conhecer aqueles que são os sete passos a ter em conta para cuidar da saúde mental todos os dias:

1 - Lembre-se do seu cérebro, mantendo-o ativo;

2 - Lembre-se da sua alimentação, optando por escolhas saudáveis. E estes são os melhores alimentos para o cérebro;

3 - Lembre-se da sua saúde, praticando exercício físico;

5 - Lembre-se da sua vida social, participando em atividades conjuntas;

6 - Lembre-se dos seus hábitos, abdicando do tabaco, das bebidas alcoólicas e da má qualidade de sono;