23.10.17

Por cada seis pessoas que morreram em 2015, uma perdeu a vida por causa da poluição

Joana Azevedo Viana, in Expresso

Investigadores ligaram nove milhões de mortes no mundo em 2015 à poluição ambiental, dois terços delas à poluição do ar. Bangladesh e Somália registam os números mais elevados de vítimas. No extremo oposto estão a Suécia e o Brunei

Um estudo publicado esta semana na revista "Lancet" liga nove milhões de mortes registadas em todo o mundo em 2015 à poluição ambiental, o correspondente a 16% do total de mortes nesse ano, dois terços delas ligadas à poluição do ar e quase todas ocorridas em países de baixo e médio rendimento.

A investigação de dois anos apurou que, nesses países, a poluição pode ser responsável por até um quarto do total de mortes anuais, com o Bangladesh e a Somália a registarem os piores níveis. Na ponta oposta estão a Suécia e o Brunei, os países com números mais reduzidos de mortes causadas direta ou indiretamente pela poluição em 2015.

Segundo os especialistas, a maioria destas mortes é causada por problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e cancro de pulmão, doenças que estão diretamente ligadas à poluição.

"A poluição é muito mais do que um desafio ambiental, é uma ameaça profunda e difusa que afeta muitos aspetos da saúde humana e do nosso bem-estar", refere um dos autores do estudo, Philip Landrigan, da Escola Icahn de Medicina do hospital Mount Sinai em Nova Iorque.

Em 2015, aponta o relatório, 6,5 milhões de mortes prematuras em todo o mundo foram de alguma forma causadas pela poluição do ar. O segundo fator de maior risco, a poluição da água, contribuiu para 1,8 milhões de mortes no mesmo ano, com a poluição no local de trabalho ligada a 800 mil mortes a nível global.

Do total, 92% ocorreram em nações pobres, com os maiores impactos sentidos em países em desenvolvimento que têm registado um rápido crescimento económico, como é o caso da Índia, que surge em quinto lugar na lista, e da China, em 16.º.
Entre os 188 países avaliados, o Reino Unido surge em 55.º. atrás dos Estados Unidos e da maioria dos países europeus, incluindo Portugal, a Alemanha, França, Espanha, Itália e Dinamarca.

"A poluição do ar está a atingir um nível de crise mundialmente e o Reino Unido está a sair-se pior do que muitos países da Europa Ocidental e que os EUA", refere Penny Woods, da Fundação Britânica do Pulmão. "Um fator que contribui para isto é a nossa dependência de veículos movidos a diesel, que libertam elevadas quantidades de partículas venenosas e gases [para a atmosfera]."

Os autores do estudo, que criaram um mapa interativo com os dados recolhidos, referem ainda que a poluição do ar está a afetar os mais pobres de uma forma desproporcional, até em países ricos.

"A poluição, a pobreza, a falta de saúde e as injustiças sociais estão profundamente interligadas", defende uma das investigadoras, Karti Sandilya, da Pure Earth. "A poluição ameaça os direitos humanos fundamentais como o direito à vida, à saúde, ao bem-estar e a trabalho seguro para além de pôr em risco a proteção de crianças e dos mais vulneráveis."