24.10.17

Faltam 30 mil casas para famílias pobres

por Susana Lúcio, in Sábado

Governo quer requalificar habitações integradas nas cidades num projecto que deverá custa cerca de 1400 milhões de euros

Uma estimativa preliminar efectuada pelo Governo calculou em 30 mil o número de casa necessárias para albergar as famílias mais carenciadas em Portugal. Segundo o estudo Uma Nova Geração de Políticas de Habitação, aprovado em Conselho de Ministros, serão necessários 10 anos e cerca de 1400 milhões de euros para erradicar o problema.

Mas o dinheiro não será gasto na construção de bairros sociais, como foi feito até há pouco tempo. Chegou-se à conclusão que estes rapidamente se transformam em guetos e alimentam a exclusão social.

O investimento será usado na requalificação de casas integradas nas cidades ou na aquisição de prédios para renovar com esse fim. Também está previsto o arrendamento de apartamentos para serem disponibilizados aos casos mais graves.

Actualmente, existem quase 120 mil habitações sociais no país, mas as listas de pedidos tem crescido, sobretudo nos últimos anos.