10.10.17

Prémio BPI Seniores para instituições do Baixo Alentejo

JS, in Diário do Alentejo

No âmbito da cerimónia da 5ª edição do Prémio BPI Seniores, realizada no passado dia 2, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foram entregues 700 mil euros a 27 instituições de solidariedade, para apoiar projetos que promovam a inclusão social e o envelhecimento ativo de pessoas com mais de 65 anos.

Duas instituições do Baixo Alentejo, o Centro de Apoio a Idosos de Moreanes (CAIM), Mértola, e a Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel (SCMA), estão entre as instituições distinguidas, tendo sido premiadas com menções honrosas. 
Miguel Bento, presidente do CAIM, em declarações ao “Diário do Alentejo”, considera que este prémio é importante, “pois simboliza o reconhecimento do nosso trabalho que, para além do apoio social que presta aos seus utentes, é também uma das maiores entidades empregadoras do concelho”. 
A menção honrosa, com um valor pecuniário de 37 304 euros, a ser utilizado no prazo de um ano, distinguiu o projeto candidatado Ajuda no Cuidar, que se “destina a dar resposta a um segmento da população idosa, os doentes de Alzheimer, assim como aos cuidadores, quer sejam informais (familiares, vizinhos, amigos) ou formais. O projeto, que iremos desenvolver já a partir deste mês, prevê basicamente a formação dos referidos cuidadores, tendo em vista o reforço das suas competências para o ato de cuidar, acompanhamento psicossocial, assistência jurídica e cedência de algumas ajudas técnicas. Este projeto tem ainda uma dimensão experimental, na perspetiva de que possa vir a ser replicado noutros territórios e por outras organizações”, refere Miguel Bento. 

Também Manuel Joaquim Frederico, provedor da SCMA, atribui a este prémio, de 13 953 euros, que distinguiu o projeto Banco de Ajudas Técnicas Comunitário, candidatado por esta instituição, “uma extrema importância, uma vez que vai permitir realizar um serviço de reabilitação física, disponibilizando materiais e equipamentos adaptados à recuperação de pessoas idosas, como sejam: cadeiras de rodas, andarilhos, bengalas, canadianas, colchões anti escaras, entre outros”. E consiste ainda, adianta o provedor, “no aconselhamento, orientação e acompanhamento técnico especializado, gratuito, de cuidadores e familiares”.
Segundo Manuel Joaquim Frederico, este projeto “surge como uma resposta inovadora, adequada e específica que permitirá a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo das pessoas com mobilidade condicionada no seu domicílio”.