Bárbara Wong, in Jornal Público
Mais de 17 mil voluntários estiveram envolvidos numa campanha que dá ajuda a 220 mil pessoas carenciadas
Só no primeiro dia da campanha do Banco Alimentar contra a Fome, no sábado, foram recolhidas 860 toneladas de alimentos, mais 7,6 por cento do que no ano passado, na mesma altura, disse ontem ao PÚBLICO Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome. O dia de ontem terá sido muito semelhante a sábado, acredita. Por isso, no fim-de-semana terão sido doadas mais de 1600 toneladas de alimentos.
Volvidos 15 anos, "as pessoas estão mais sensibilizadas e é extraordinária a sua adesão", diz Isabel Jonet. A adesão não é apenas dos que dão, mas também dos voluntários, mais de 17 mil, que se disponibilizaram para ajudar neste fim-de-semana quer na recolha dos alimentos nas grandes superfícies e supermercados, como na recepção e organização dos produtos. "Houve pessoas que trabalharam mais de 12 horas seguidas, sempre bem-dispostas, e muitos jovens que perceberam que podem ajudar."
Esta foi a 32.ª campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar. Se, em 1992, havia apenas um banco alimentar em funcionamento, actualmente são 13, que apoiam 1332 instituições de solidariedade social que, por sua vez, distribuem os alimentos pelas famílias mais carenciadas. No total, cerca de 220 mil pessoas são apoiadas, refere o Banco Alimentar.
Durante o fim-de-semana, os voluntários estavam à entrada de 950 grandes superfícies e supermercados, onde ofereciam um saco onde podia ler-se a lista dos bens mais necessários: conservas, leite, óleo, azeite, açúcar, farinha, bolachas e massas.
Paralelamente a esta iniciativa está a realizar-se outra, chamada Ajuda Vale e pensada para pequenas superfícies onde, por razões de espaço, é mais difícil a presença de voluntários. Neste caso, os clientes podem, na caixa do supermercado, preencher um cupão, referente aos bens que queiram oferecer, que é adicionado à sua conta. Depois, é a loja que entrega esses produtos ao Banco Alimentar. Também nas lojas da rede PayShop dos CTT é possível contribuir para esta campanha até dia 9.
Durante o ano são feitas duas campanhas, mas estas só representam 12 por cento dos produtos que são distribuídos anualmente. A maioria vem da indústria agro-alimentar.