7.12.07

Bolsa de voluntários com cinco mil registos

in Jornal de Notícias

Maria Cavaco Silva elogiou ontem o aumento do número de voluntários e o crescimento da Bolsa de Voluntariado criada há um ano pela Entrajuda, instituição de apoio a outras instituições de solidariedade social. "Uma em cada seis pessoas exerce voluntariado em Portugal", afirmou a mulher do presidente da República, numa cerimónia de entrega de diplomas, no Porto, a 110 voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro com 10 ou mais anos de serviço a favor dos doentes.

Há um ano, também no Dia Internacional do Voluntariado, Maria Cavaco Silva recordou ter estado na abertura da Bolsa do Voluntariado da Entrajuda, que reunia então cerca de 200 voluntários. "No final de Janeiro deste ano já eram 1.500 e actualmente são quase 5.000 voluntários de 477 instituições", salientou.

Colocar em diálogo voluntários e instituições de solidariedade é igualmente o objectivo de um sítio na Internet - "Solidus" - ontem lançado no Algarve. Através da morada www.solidus.pt qualquer pessoa pode registar-se para ser voluntário e ser contactado por uma instituição que precise.

À semelhança de sítios na Internet para procurar e oferecer emprego, o "Solidus" tem o objectivo de promover o voluntariado de forma interactiva, pois permite às instituições anunciar naquele espaço e escolher o voluntário que melhor se enquadra nas necessidades da estrutura.

A efeméride que ontem se assinalou (nascida por iniciativa das Nações Unidas) foi escolhida pela Liga dos Bombeiros Portugueses para divulgar o programa do Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros, que decorre em 2008. Eventos desportivos, o 1º Fórum Nacional dos Jovens Bombeiros Voluntários e uma conferência sobre o tema "Gestão de associações humanitárias de bombeiros desafios e oportunidades", são algumas das iniciativas previstas. A comissão de honra é presidida pelo presidente da República e integrada pelo presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro e líderes dos governos regionais.