José C. Maximino, in Jornal de Notícias
Grupos sociais mais vulneráveis são o público-alvo do Projecto Ria
A trabalhar junto das pessoas mais vulneráveis, há cerca de dois anos, o Projecto Ria -Rede de Intervenção de Aveiro, nascido a partir do diagnóstico feito pela Rede Social concelhia, está a trabalhar, com as comunidades e instituições locais, na redacção de uma carta de direitos e deveres das famílias.
"O objectivo é construir uma carta em formato digital. Não muito extensa, senão, depois, ninguém lê, nem demasiado sintética, onde o mais importante é o processo, que queremos que seja participado e envolva a comunidade no debate e na reflexão", refere a coordenadora do projecto, Letícia Martins.
O trabalho arrancou há um ano, em S. Bernardo, com o envolvimento da comunidade, prosseguiu em Maio e Junho, em Nariz e S. Jacinto, com o apoio do grupo de teatro ACAD e, para breve, está previsto um passatempo escolar. "É um desafio às escolas. Queremos incorporar a perspectiva dos mais novos", diz Letícia Martins, adiantando que o documento, uma vez concluído, ficará disponível on-line "para que não acabe esquecido numa gaveta". A Carta de Direitos e Deveres das Famílias é, no entanto, apenas uma das 11 acções do Projecto Ria. Em Setembro, arrancou uma intervenção psicossocial dirigida à prostituição de rua, com recurso a uma equipa pluridisciplinar e uma unidade móvel, que se desloca, duas vezes por semana, a Cacia e ao Largo do Rossio.
O objectivo é "a redução de riscos e a diminuição de danos", diz Letícia Martins, sublinhando que ainda é cedo para tirar ilações. Em contrapartida, a "Bolsa de Emprego", criada no âmbito da acção "Promoção da Empregabilidade" já apresenta resultados. Estão registadas cerca cem pessoas à procura de emprego e o número de emprego foi de 118, entre Janeiro e Setembro.
O "Banco de Voluntariado" e outra das acções que já tem trabalho feito. Estão inscritas 60 pessoas e, de Janeiro a Setembro, houve 17 pedidos de voluntários.
Nesta quadra natalícia, o Projecto Ria está a mobilizar as pessoas, no âmbito da acção "Espaços de Desenvolvimento Social", destinada a promover a participação social, para uma ceia de Natal, em Nariz.