9.12.07

Histórias de sucesso em unidade de idosos

Teresa Cardoso, in Jornal de Notícias

Utentes são chamados a praticar exercícios ligeiros que ajudam a readquirir alguma da mobilidade perdida


Alguns idosos entraram, em Janeiro, na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração (UCCLD), em Nelas, com prognóstico de recuperação "muito reservado". Onze meses depois, já há utentes com alta e de regresso a casa. Histórias de sucesso reveladas, ontem, por Lucília Paiva, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santar, durante a cerimónia de inauguração oficial da unidade.

"No início do ano, recebemos utentes que não comiam sozinhos, não andavam, e usavam banda gástrica para se alimentarem. Muitos chegaram para viverem mais alguns dias. Afinal, estão cá todos, excepto aqueles que face às melhores registadas já tiveram alta", relata Lucília Paiva, para quem não se deve nunca falar em "casos perdidos".

A provedora da SCMS justifica o sucesso na recuperação de idosos dependentes, com a experiência e o trabalho de uma vasta equipa, ao serviço da instituição, que inclui médicos, psicólogos, fisiatras, fisioterapeutas, entre outros.

"Os utentes têm um acompanhamento regular e intenso, em função das suas necessidades específicas, por parte dos elementos que integram a equipa multidisciplinar que está connosco. O sucesso da recuperação destas pessoas deve-se ao seu trabalho", explica.

A UCCLD está instalada na desactivada ala de internamentos do Centro de Saúde de Nelas, tem capacidade para 20 utentes, e já acolheu, desde que abriu as portas em Janeiro, mais de quatro dezenas de idosos.

"O conceito desta instituição implica internamentos sempre superiores a três meses. Estamos a falar de pessoas altamente dependentes, que não conseguem recuperar autonomia mínima para ficarem no seu lar. É o que se chama acolhimento de longa duração e manutenção", explicou Lucília Paiva.

A inauguração contou com a presença de Cármen Pignatelli, secretária de estado Adjunta da Saúde.

A presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, que estimulou a instalação da unidade quando dirigia o centro de saúde, realçou a importância do equipamento. "Vai ajudar um grupo muito vulnerável, os idosos, que necessitam de cuidados muito especiais".