Andreia Sanches, in Jornal Público
A partir deste mês podem candidatar-se ao complemento solidário para idosos (CSI) as pessoas com mais de 65 anos que tenham rendimentos inferiores a 323,53 euros. O valor de referência do CSI foi actualizado e subiu este ano 4,4 por cento, disse ontem, no Parlamento, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva.
Esta medida de combate à pobreza arrancou em 2006. Nesse ano só podiam requerer apoio idosos carenciados com mais de 80 anos. Em 2007 passaram a ser abrangidos pensionistas com pelo menos 70 anos. E 2008 foi a data definida para a generalização do CSI. Objectivo: garantir um patamar mínimo de rendimentos aos mais pobres.
Esse patamar era, no ano passado, de cerca de 309 euros para um idoso isolado. Este ano, o valor referência sobe para 323,53, o que significa, segundo o Instituto de Segurança Social, que é essa a verba que se quer garantir que cada pensionista tem para subsistir.
Têm pois direito ao CSI todas as pessoas com pelo menos 65 anos que, contabilizados todos os seus rendimentos, incluindo a ajuda da família, tenham menos de 323,53 euros/mês para viver. O montante do CSI varia em função dos rendimentos. Mas, segundo Vieira da Silva, citado pela Lusa, ronda actualmente os 80 euros por mês. Há 60 mil beneficiários.