Fernanda Bueno, in Correio da Manhã
Catarina Furtado apresenta amanhã, às 15h30, na RTP 1, o programa ‘Hip Hop Pobreza Stop’, um concurso da iniciativa da Fundação Filos, que conta com o apoio da RTP, RDP e Correio da Manhã, e que pretende combater a exclusão social e a pobreza.
O evento, gravado a 18 de Outubro no Pavilhão Multiusos de Gondomar, captou a atenção de jovens rappers e graffiters portugueses, que levaram a concurso 92 criações originais. Na área do rap foram entregues 74 candidaturas, a somar às 18 do graffiti.
'É importante observar que não foram ao programa apenas os jovens mais desfavorecidos ou os excluídos. Juntaram-se a eles jovens de classe média que também estão sensibilizados para esta guerra contra a erradicação da pobreza no País', adianta Catarina Furtado.
Um júri constituído por Sónia Araújo, Álvaro Costa, padre Maia, mentor do projecto, e Luís Amorim, do CM, elegeu os 12 trabalhos que iriam à final. Amanhã, rappers e graffiters mostram o seu melhor e já está prevista mais uma iniciativa do género para 26 de Maio, incluindo agora bailarinas de hip hop.
FUNDAÇÃO FILOS: VESTIDO LEILOADO
Neste festival de solidariedade, o vestido criado por Nuno Baltazar e usado por Catarina Furtado na apresentação do concurso vai a leilão e a verba reverte a favor da Fundação Filos. A embaixadora da Boa-Vontade para a ONU diz que é uma 'honra' apresentar o concurso.