15.1.09

Mais de 130 mil casos de violência doméstica em oito anos

in Jornal de Notícias

A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação revelou, esta quarta-feira, na Guarda, que nos últimos oito anos foram registados 132 mil casos de vítimas de violência doméstica" em Portugal, admitindo que os dados corresponderão a "30% da realidade".

"Este é um número que, para além de mera estatística, nos deve levar a fazer uma reflexão, porque representa 52 vítimas por dia e duas por hora", disse Idália Moniz, no final da cerimónia da assinatura de um protocolo para criação de um Núcleo de Atendimento às Vitimas de Violência Doméstica na Guarda, onde também esteve o secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão. Este responsável governamental reafirmou o compromisso levar ao Parlamento, ainda este mês, a proposta de lei sobre violência doméstica.

"Não podemos tolerar nem coabitar com esta realidade, temos que denunciá-la e encontrar respostas responsáveis, rápidas e eficazes para estas vítimas de violência", acrescentou Idália Moniz.

A secretária de Estado adiantou que na actual legislatura foi feita uma aposta nesta área, ficando o território nacional, a partir de hoje com a criação do Núcleo de Portalegre, dotado com uma rede nacional de 18 núcleos, o que equivale à existência de uma estrutura por cada distrito.

Existem em Portugal 29 casas abrigo que, no ano de 2007, acolheram 1458 vítimas (mulheres e crianças), que são apoiadas com 3,5 milhões de euros pelo Governo.