1.3.09

Bruxelas contra medidas unilaterais

in Jornal de Notícias

O presidente da Comissão Europeia Durão Barroso realçou que a cimeira especial de líderes europeus, em Bruxelas, dissipou "algumas dúvidas", tendo havido "uma grande convergência" contra o proteccionismo e as medidas unilaterais de alguns países.

"Foi reafirmado que não se deve ir pela via unilateral", concluiu José Manuel Durão Barroso no final de um almoço de trabalho convocado pela presidência checa da União Europeia para discutir os próximos passos a dar contra a crise financeira e económica.

A presidência e a Comissão Europeia têm-se mostrado preocupadas com a possibilidade de alguns Estados-membros da União Europeia (UE) tomarem medidas unilaterais de proteccionismo económico e contra o grande mercado interno europeu.

Em causa estava principalmente a França que aprovou medidas que eram vistas como proteccionistas da sua indústria automóvel e contra os interesses de outros Estados-membros.

"Achamos que se pode e deve ajudar a indústria automóvel (...). Agora é importante que um governo quando decide ajudar a sua indústria o faça de maneira a não destruir os empregos do país seu vizinho e isso foi hoje bem clarificado", disse o presidente da Comissão Europeia.

Os líderes europeus reuniram-se para examinar "as próximas etapas" da resposta dos 27 à crise financeira/económica e tentar resolver os sinais de divisão entre os Estados-membros sobre a questão.