Joana Fialho, in Gazeta das Caldas
Na próxima quarta-feira, dia 6 de Outubro, a Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal (REAPN) promove a iniciativa 24 horas pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social e há diversas iniciativas marcadas na região.
No concelho das Caldas da Rainha, o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal promove a pintura de um mural com desenho livre e frases alusivas ao tema, pelas 11h00 na Escola do 1º ciclo de A-dos-Francos. Ao final da tarde, pelas 18h00, realiza-se uma caminhada onde será feita uma recolha para o Banco Alimentar do Oeste. O ponto de encontro é na localidade de Rostos.
Em Alcobaça, os vários agrupamentos de escolas, a Escola Secundária D. Inês de Castro e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento da Região de Cister levam a cabo a produção de textos, desenhos, esculturas, slogans e vídeos que posteriormente serão expostos. Nos estabelecimentos de ensino vai ainda realizar-se um “Grito contra a Pobreza” e o dia será dedicado à reflexão desta temática. Na Escola Adães Bermudes, em Alcobaça, pode ver-se a exposição “FotografARTE: o que é para ti a pobreza?”.
Também no dia 6, a Praça do Município do Bombarral acolhe, pelas 11h00, uma concentração contra a pobreza e a exclusão social, onde é pedido aos participantes que vistam pelo menos uma peça de roupa branca. A iniciativa contempla ainda uma recolha de bens alimentares.
Já na Nazaré, a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré promove uma recolha de donativos – seja material escolar, seja alimentos – que serão entregues à delegação local da Cruz Vermelha e à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Nazaré para serem distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho. A recolha decorre entre as 09h00 e as 18h00 no Jardim-de-Infância da instituição e no Centro Comunitário da Nazaré. Uma exposição de cartazes publicitários sobre a temática do dia e um lanche convívio aberto a toda a população completam o programa destas 24 horas na Nazaré.
Ainda no distrito de Leiria, há actividades planeadas nos concelhos de Marinha Grande, Leiria, Porto-de-Mós, Pombal e Ansião. Em pleno Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a jornada pretende mobilizar a comunidade em geral, porque “pobreza é ficar indiferente”, aponta a REAPN.