6.1.09

Idosos internados à espera da família

in Jornal de Notícias

Dezenas de idosos vivem nos hospitais sem precisar de cuidados de saúde. As famílias alegam falta de condições para os receber e nos estabelecimentos públicos não há vagas. Em Lisboa, está uma senhora numa cama de hospital desde Julho.

Numa ronda por alguns centros hospitalares do país, a agência Lusa encontrou mais de 30 histórias de utentes que permaneciam internados apesar de já ter tido "alta" clínica. Quando recuperaram, algumas famílias negaram-se a levá-los para casa, desligando telemóveis e dando moradas falsas para não ser contactadas.

A maioria, no entanto, mantém uma ligação, visita o paciente e preocupa-se, mas não tem condições em casa para tomar conta do familiar. "Os idosos são como os meninos dos infantários, precisam de cuidados permanentes", lembrou Ana Paula Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro. Resultado: "O drama das famílias é enorme".

"Havia uma senhora que nos pedia que ficássemos com o pai dela. Ela gostava dele, vinha vê-lo todos os dias, mas não tinha condições para o ter em casa. Ele acabou por falecer aqui, no hospital", recordou.

Mesmo quando alertados para o perigo das infecções hospitalares, "os filhos continuam a pedir para que os pais fiquem nos hospitais", lembrou Ana Almeida, responsável pelo serviço social do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, onde estão referenciados "seis ou sete casos". A justificação dada pelas famílias é invariavelmente a falta de condições financeiras e de tempo.