7.1.09

Pobreza: Número de sem-abrigo em Lisboa tem vindo a aumentar - Associação NOUNI

in Jornal de Notícias

O número de sem-abrigo na capital tem vindo a aumentar, denunciou hoje uma associação de apoio aos mais desfavorecidos que esteve no Terreiro do Paço, em Lisboa, a distribuir alimentos às pessoas que dormem na rua.

"Tem aumentado demais, principalmente aqui nas arcadas [do Terreiro do Paço]. Cada vez que vimos aqui, não só nestas iniciativas mas sempre que vimos cá, vemos que está a aumentar o número de sem-abrigo, seja homens, mulheres, idosos e jovens também", apontou o vice-presidente da associação NOUNI, palavra que em crioulo significa "todos unidos".

Para Carlos Carvalho, o custo de vida e o desemprego são os principais motivos para este aumento, já que como sublinhou "ninguém dá um emprego a um sem-abrigo". No seu entender, o Governo deveria prestar mais atenção aos problemas destas pessoas.

"O que nós podemos fazer, a nossa associação já faz mas é muita gente e nós não temos controlo para resolver esse problema todo e eu acho que o Governo deveria preocupar-se mais para poder ver e sentir na pele o que nós passamos e o que nós vemos ao vivo porque não se trata só de dar comida e sair a correr", defendeu.

Porque o trabalho nunca acaba e hoje se assinala o dia dos Reis, a NOUNI esteve mais uma vez no Terreiro do Paço para distribuir alguns alimentos aos que por ali dormem.

"Trouxemos sandes com leitão, bebidas, bolo-rei, alguns salgados", explicou Carlos Carvalho.

A associação começou a entrega de comida no Terreiro do Paço, passando depois por Santa Apolónia para terminar no Jardim Constantino, esperando dar uma melhor noite a cerca de 500 pessoas.

SV.

Lusa/Fim.