16.1.09

Portugal e Espanha devem juntar esforços contra a crise

Lucília Tiago, in Jornal de Notícias

Governos dos dois países procuram em Zamora entendimento na energia e na alta velocidade


O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu, esta quinta-feira, uma maior cooperação entre Portugal e Espanha na resposta à actual crise. Esta é uma das questões que estarão na agenda da 24.ª Cimeira Luso-Espanhola.

Sinergias no sector energético, mercado único de electricidade, cooperação transfronteiriça e comboio de alta velocidade são temas incontornáveis na agenda da próxima Cimeira Luso-Espanhola, que decorre a 22 de Janeiro, em Zamora. Mas não só. A crise económica e financeira, e os seus efeitos nas economias espanhola e portuguesa acabará por se impor neste encontro, tendo o ministro Luís Amado defendido ontem, num encontro organizado pela Câmara de Comércio e Indústrias Luso-Espanhola (CCILE), que pode haver uma maior cooperação entre os dois países na resposta à crise.

"Nas relações bilaterais pode haver uma concertação mais estreita", precisou o ministro dos Negócios Estrangeiros. Sublinhando ser "óbvio que temos uma crise severíssima para resolver no curto prazo", Luís Amado acentuou, no entanto, que esta crise não é apenas financeira e económica, é também geopolítica. "Esta crise marca de forma nítida os limites do poder unilateral", referiu o governante, lembrando que a junção dos esforços de ambos os países pode contribuir para que o Ocidente (no seu todo) readquira um papel relevante na nova conjuntura.

Pelo seu impacto e incerteza, a actual conjuntura económica centrará parte das atenções dos muitos governantes portugueses e espanhóis que estarão em Zamora. Mas esta Cimeira servirá também para ser formalizado um acordo de cooperação transfronteiriço da chamada segunda geração. Este acordo visará áreas como a protecção civil ou o combate a incêndios. A cooperação transfronteiriça na área da Saúde também estará em cima da mesa, pois o objectivo é abrir caminho para que ao longo de toda a fronteira possam ser feitos convénios semelhantes ao que existem para a maternidade na zona do Alentejo.

Esta Cimeira foi precedida, pela primeira vez, pela realização de um encontro de parlamentares dos dois países e vai ter também pela primeira vez um fórum de empresários.