28.3.19

Cáritas defende “direitos dos migrantes e refugiados”

in Rádio
Pax


A Cáritas Diocesana de Beja organiza, esta tarde, pelas 17h30, nas Portas de Mértola o terceiro “Circulo de Silêncio” de 2019.

Subordinado ao tema os “direitos dos migrantes e refugiados”, a iniciativa “há muito que está na ordem do dia (…) dada a sua reflexão, mas também a intervenção humanista, tendo em conta a extensão dos fluxos migratórios e as transformações sociopolíticas que têm surgido devido a este fenómeno que acontece em muitos países”, refere a Cáritas Diocesana de Beja.

Márcio Guerra, técnico da Cáritas de Beja explica que este circulo de silêncio pretende “consciencializar e desmistificar alguns mitos e medos que foram surgindo em zonas onde os migrantes se foram fixando”, tal como acontece no Alentejo.
A Cáritas de Beja refere que, na Diocese de Beja, “todos os dias chegam novos rostos”. Actualmente 28 mil imigrantes estarão no distrito, “grande parte na apanha da azeitona. (…). Emigraram do Senegal, da Guiné-Conacri, do Paquistão, da Índia, do Nepal, entre outras nacionalidades, porque procuram melhores condições de vida uma vez que em Beja, faltam braços para a agricultura”.

O “Circulo de Silêncio” desta tarde resulta da parceria com a Câmara Municipal de Beja, Rede Social, Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza, Santa Casa da Misericórdia de Beja e a associação Aris da Planicie, Associação Para Apoio A Integração dos Imigrantes de Beja e a Associação Solidariedade Imigrante SOLIM de Beja.