2.8.19

Qual é o custo de vida em Portugal?

in NotíciasUniversa

Apesar de Portugal ser um país relativamente pequeno, existem diferenças grandes no que toca ao custo de vida nas suas diferentes regiões. Podemos dizer que Lisboa e Porto são as áreas metropolitanas onde se concentram um maior número de serviços, emprego e habitação.

Estas serão naturalmente as cidades mais caras para se viver. De um modo geral, os grandes centros urbanos estão concentrados no litoral, ao passo que o interior do país encontra uma demografia menor. Viver nestas zonas mais interiores é, comparativamente, muito barato – porém é mais difícil encontrar trabalho nestas áreas. Para quem está a pensar em mudar-se para Portugal, nomeadamente para algum dos maiores centros urbanos, deixamos aqui algumas médias de preços de custo de vida para um casal

Habitação
A habitação nos grandes centros urbanos (como Lisboa e Porto) tem vindo a subir consideravelmente os seus preços. Isto acontece por causa do fluxo turístico que estas cidades têm recebido nos últimos anos. Muitas pessoas escolhem viver nas localidades periféricas de Lisboa, pois aí o preço das casas acompanha os rendimentos singulares.
Se está a pensar morar no centro da cidade, existe uma média de um T2 entre 750 euros e 5000 euros. Estes preços variam conforme o estado da casa e do prédio, se sofreu remodelações, em que bairro está situado ou se é de luxo.

Despesas Fixas
Em média duas pessoas gastarão cerca de 70 euros em contas de luz e gás – e provavelmente esta despesa será a mais difícil de economizar. A água, num mês, estará pelos 30 euros. Para serviços de internet, televisão e voz, existem diversos planos e preços que oscilam entre os 30 euros e 60 euros.

Comida / Dia-a-Dia
Em Portugal não existe uma diferença substancial entre os preços que os diversos mercados oferecem. É de salientar que muitas vezes as promoções que se encontram nos supermercados, são, na realidade, o preço justo por um produto. Assim quando for às compras, tente sempre optar pelos produtos em promoção.

Para compras de alimentação e produtos do dia-a-dia, entre duas pessoas, deverá contar gastar cerca de 400 euros. Se pretende fazer refeições fora de casa, irá encontrar diversos preços entre os restaurantes. Mas na sua maioria conseguirá fazer uma refeição entre 9 a 18 euros.

Transportes
Para quem tem de usar transportes público terá de pagar um passe de 30 euros, caso viva dentro do centro urbano; ou 40 euros, caso resida na periferia.
Para quem prefira usar carro, terá de contar com uma despesa maior, na qual terá de incluir o selo do carro, seguro contra terceiros, inspeção anual, combustível… Segundo o estudo recente do LeasePlan CarCost Index, os custos mensais, em Portugal, com um carro a gasolina serão de 525 euros e 477 euros em carros a gasóleo.

Lazer
Em cidades como Porto e Lisboa, existe uma vida cultural bastante ativa. Assim, faz sentido dedicar parte do orçamento para ir a museus, cinema, concertos ou até mesmo para a vida noturna. É possível fazer-se um passeio cultural ou ir sair à noite com cerca de 30 euros. Em média poderá guardar 200 euros para lazer ao longo de um mês.

Saúde
O sistema nacional de saúde em Portugal possui grande qualidade, com hospitais universitários e diversos núcleos de investigação científica na área da medicina. Caso precisa de recorrer a este serviço, terá de pagar apenas uma taxa moderadora de 5 euros (nos centros de saúde) e de 20 euros (nos hospitais de referência.

Total / Média de Custo de Vida
Para um casal a dividir despesas, o custo de vida mensal em Portugal (nos grandes centros urbanos), será de 1650 euros, ou seja, 850 euros para cada pessoa.
Fonte: Universia Portugal