30.8.19

Escola de Fornelos quer reabrir com métodos de aprendizagem pioneiros e inovadores

Natacha Cunha Destaque, in ExpressoFafe.pt

A Escola de Fornelos ambiciona ser reativada no próximo ano letivo, com um projeto pioneiro em Portugal, orientado pela Comunidade de Aprendizagem 7 Pétalas.

Apresentando-se como uma “Escola do Futuro”, o projeto piloto aposta em métodos pedagógicos inovadores centrados no desenvolvimento bio-integral do ser humano, tendo como princípios a Felicidade, a Sustentabilidade e a Cultura de Paz.
Segundo os responsáveis, esta escola diferencia-se por procurar o sucesso escolar respeitando as características singulares de cada aluno. “Para isso, implementa um sistema colaborativo que se gere pelos ritmos e interesses de cada criança, que trabalha conteúdos relevantes em vez de disciplinas, que fomenta a criatividade, que utiliza as novas tecnologias e que promove o contacto com a natureza e o mundo exterior humanizado. A escola tem ainda por base a participação da família e da comunidade envolvente”, explicam.

“Contribuir para uma geração de cidadãos mais autónomos, conscientes e íntegros, perseverantes, inovadores, solidários, livres e felizes é o objetivo”, acrescentam.

O projeto assume-se como um convite pedagógico flexível em que as ‘7 Pétalas’ representam diferentes áreas de crescimento: o bem-estar físico e desporto (não competitivo); a área cognitiva articulada de alto nível académico; a área social e multi- cultural; as artes; a ecologia; as ciências aplicadas (produção e workshops) e o desenvolvimento pessoal.

Depois de ter merecido aprovação do Agrupamento de Escolas Montelongo, onde surge integrado, o projeto aguarda aprovação do Ministério da Educação e ganha força no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular defendidos pelo Governo.
Segundo os responsáveis pelo projeto, cerca de vinte alunos estão já na lista de interessados a integrar a turma, a maior parte proveniente de fora do concelho de Fafe, como Guimarães, Vizela, Braga, Barcelos e Póvoa de Varzim. “Algumas famílias mostraram mesmo interesse em virem para cá viver, pela oportunidade de educarem os seus filhos desta forma inovadora”, revelam ao Expresso de Fafe.

Os responsáveis sublinham que esta é uma escola pública para qualquer criança dos 3 aos 13 anos, mas alertam que “não é uma escola para qualquer pai, que deverá estar alinhado com os princípios aqui defendidos”.

O projeto é um dos setes do género a implementar em Portugal, com o impulso e orientação do especialista em educação Professor José Pacheco, que esteve recentemente em Fafe no âmbito do “Ciclo de Encontros FAFéDUCAÇÃO”.