5.12.19

Envelhecimento está mais presente no distrito de Viseu, do que na cidade

José Carreira, in Jornal do Centro

O envelhecimento e isolamento da população são problemáticas que afetam a região de Viseu. Temas que são prioridade para o Projeto Envelhecer, criado recentemente. O promotor José Carreira fala de uma realidade mais presente no distrito do que no concelho de Viseu.

“Considera-se que em Viseu não há uma problemática muito forte de envelhecimento, mas sabemos que o distrito é um dos mais envelhecidos do país, juntamente com Vila Real e Guarda, mas temos outras questões como o isolamento e a solidão não-desejada, porque há muitas pessoas que se sentem sós”, diz em declarações ao programa Centro Solidário da Rádio Jornal do Centro.

O promotor revela que a pessoa idosa típica em situação de solidão é “mulher e vive numa aldeia muitas vezes afastada da cidade e dos serviços”.

José Carreira sublinha ainda que a solidão também é vivida no meio urbano e que as pessoas que vivem nessa situação “têm muitas dificuldades em sair de casa, devido às acessibilidades”. Um problema que, considera, tem vindo a ser resolvido por exemplo pelos programas da Câmara de Viseu que visam melhorar a qualidade de vida.

O Projeto Envelhecer está esta semana no programa Centro Solidário, que pode ouvir esta quarta-feira (4 de dezembro) às 23h00 na Rádio Jornal do Centro, com repetição às 13h45 de quinta-feira (dia 5) e durante o fim de semana.

A entrevista a José Carreira pode ser acompanhada brevemente na edição impressa e no site do Jornal do Centro.