25.4.07

Da inclusão ao desafio europeu

in Jornal de Notícias

É já tradição. A Assembleia da República convida o chefe de Estado a discursar na sessão comemorativa do 25 de Abril de 1974. E, para que a tradição volte a cumprir-se, do presidente da República espera-se um discurso que marque a agenda política. Quase sempre foi assim antes de Cavaco Silva chegar a Belém e voltou a ser há um ano quando o então recém-eleito presidente da República anunciou o "compromisso pela inclusão social" . Hoje, o desafio europeu não poderá estar fora das preocupações do antigo primeiro- -ministro.

A pouco mais de dois meses do início da presidência portuguesa da União Europeia, a coesão política e social da Europa é o grande objectivo para o qual Cavaco Silva deverá chamar a atenção dos portugueses, em particular, dos políticos. Até porque não há ainda sinais claros de uma convergência económica e social de Portugal em relação à Europa. Em Abril do ano passado, o desafio colocado pelo presidente aos partidos foi o de um compromisso em prol da melhoria da justiça social. Pouco tempo depois, Cavaco partiu das palavras aos actos para uma iniciativa continuada que pretendeu revelar exemplos de inclusão social. Ao mesmo tempo, desafiou a sociedade civil a participar no combate a todo o tipo de exclusões.

Dizia Cavaco Silva em 2006 ter a ambição de contribuir para que o sonho de Abril, no que respeita à justiça social, seja concretizado com a ajuda de todos os outros políticos.

Um ano depois, que balanço fará hoje o presidente dos passos dados no sentido da concretização desse sonho? Ficamos à espera do discurso, de cujo conteúdo o Palácio de Belém nada adiantou ao JN.