Ana Mafalda Inácio, in Diário de Notícias
A semana começou com 26 graus. Há duas noites caiu granizo no Centro do País. A situação é normal para a época ou já é justificável com o fenómeno das alterações climáticas?
Eu creio que é um fenómeno que se vai enquadrar nas alterações climáticas. Só poderemos falar dele se se repetir num prazo de 30 anos, o período climático para a nossa latitude. É preciso que se repita para se falar de frequência.
O clima está mesmo a mudar em Portugal?
Aqui e no mundo todo. Há razões astronómicas que estão a condicionar o clima global da Terra, às quais se juntam forçamentos climáticos provocados pelo Homem.
Fala-se do efeito de estufa que não mais parou desde a Revolução Industrial. A culpa é do progresso?
Tudo começou com a Revolução Industrial e com a libertação de dióxido de carbono (um dos componentes do efeito de estufa), que nunca mais parou e que está a agravar a situação mundial.
O Mundo corre para duas estações. Inverno e Verão?
Penso que sim. Portugal será, certamente, um país mais frio e mais seco. O mesmo acontecerá em toda a Península Ibérica. Trata-se de uma região no Sudoeste da Europa, e tendo em conta que se vai estabelecer uma circulação atmosférica relativamente estável de Nordeste para Sudoeste sobre a Europa, toda a humidade que essa circulação irá transportar vai "gastar-se" na Polónia, Alemanha e Europa Central. Logo, quando chegar à Península, já só haverá pouca ou nenhuma água. A situação criará um problema grave: deixará de ter precipitação de qualquer tipo (neve, chuva, granizo). Não haverá degelos para alimentar os rios. Aliás, de acordo com a antevisão dos modelos climáticos, a Península é a única região da Europa que terá problemas graves de falta de água, já em 2025. A nível mundial, há outras regiões, como o Norte da China, Austrália, Nova Zelândia e Tasmânia. Em África, além da expansão do Sara para Sul, haverá problemas graves no Sul de Angola e na Namíbia. O mesmo acontecerá na América do Norte. A América do Sul é a região que não registará problemas.
Portugal poderá vir a ter um clima pior do que aquele que se faz sentir actualmente no Centro e Norte da Europa? Por exemplo, pior do que o da Noruega?
Podemos. Corremos fortemente esse risco. Mas a estabelecer-se a circulação de que já falei (Nordeste-Sudoeste) isso implica que o clima no Norte e no Centro da Europa também sofrerá um agravamento, ligado ao degelo da Gronelândia. Este irá provocar uma diminuição da salinidade do Atlântico Norte, o que facilitará o congelamento das águas. Uma situação semelhante à de há 25 mil anos, em que o Atlântico Norte esteve gelado da Europa à América. Os climatologistas chamaram-lhe o período "aquecendo para congelar".
O Verão de São Martinho ou o ditado "Abril, águas mil" deixarão de fazer sentido?
Deixarão, pois com a inclinação do eixo da Terra vamos passar a ter uma outra incidência do Sol no Planeta. Teremos certamente outras expressões ou um Verão de São Martinho em Dezembro.