Alexandra Prado Coelho, in Jornal Público
Iniciativa de várias instituições junta, de hoje até sábado, cientistas, políticos e outras personalidades
A ex-presidente do Parlamento alemão Rita Süssmuth e o escritor somali francês Abdourahman Waberi fazem parte das dezenas de personalidades que irão estar de hoje a sábado no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para discutir os processos migratórios e as suas consequências nas sociedades europeias.
O objectivo da iniciativa - promovida pela Central Federal para a Educação Política alemã, o Goethe-Institut Portugal, o Instituto das Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a Fundação Memória, Responsabilidade e Futuro, o Ministério para a Educação, Arte e Cultura da Áustria e outros parceiros - é "contribuir para fomentar em toda a Europa um debate sobre o futuro relacionamento com os emigrantes no espaço europeu, tanto no campo da cidadania como da educação política".
A conferência internacional dos próximos três dias no CCB vai juntar "cientistas e políticos com personalidades empenhadas nas acções concretas, multiplicadores da educação política e as próprias organizações de emigrantes".
Hoje às 12h15, o escritor Waberi falará sobre "Imigração Continente Europa: Visão e Realidade". Amanhã, diferentes painéis vão discutir questões como "Como se tornar um (bom) cidadão europeu", "Dimensões Económicas da Migração" ou "Identidades Religiosas e Cidadania".
Os interessados em participar deverão inscrever-se na conferência, o que pode ser feito no site do Goethe-Institut Portugal.
Um dos temas em debate no Centro Cultural de Belém será "Como se tornar um (bom) cidadão europeu"