Jesus Zing, in Jornal de Notícias
Aconstrução de um lar para idosos e de uma creche é o objectivo prioritário da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, de Estarreja, criada em finais de 2004.
"Beduído é a sede do concelho de Estarreja e não tem nenhum equipamento virado para a área do idoso, só a Santa Casa da Misericórdia é que possui uma creche e, segundo um diagnóstico recente da rede social, faltam 204 camas para os idosos", disse, ao "Jornal de Notícias", o presidente da Fundação, Manuel Filipe Figueiredo.
O investimento está orçado em três milhões de euros e a construção do Centro Social Nossa Senhora do Amparo, em Beduído, foi objecto de duas candidaturas ao programas PARES, da Segurança Social.
O futuro lar terá uma capacidade para 45 idosos e ainda um centro de dia (30 utentes) e uma unidade de apoio domiciliário com capacidade para 40 idosos. A creche albergará 35 crianças.
"Já nos tínhamos candidatado antes, pedindo 57% do financiamento, mas só foram contemplados os projectos até 48%. Voltámos agora a fazer uma candidatura contemplando apenas 42% para a parte sénior e estamos a aguardar", referiu Manuel Filipe Figueiredo, salientando que a Fundação Cónego Filipe de Figueiredo possui já os terrenos necessários para a realização do empreendimento, na freguesia de Beduído.
Uma centena de amigos
"O caminho tem-se feito com muito esforço e muita solidariedade", refere o presidente. A Fundação Cónego Filipe de Figueiredo tem hoje um núcleo de acção solidária, uma liga de amigos e um núcleo de acção cultural. Mobiliza actualmente mais de uma centena de pessoas.
A formação integral de crianças e jovens para intervirem na prevenção primária da toxicodependência, a ocupação dos tempos livres e a organização de colónias de férias são outras áreas que a fundação abrange.
Mas há muitas mais na agenda da fundação. Desde visitas de estudo ou actividades culturais e recreativas à recuperação de jovens toxicodependentes, passando pela assistência às crianças, através de creches e jardins- de-infância, e aos idosos, com lares, centros de dia e apoio domiciliário.
A Fundação Cónego Filipe de Figueiredo apoia igualmente a população com programas de promoção e desenvolvimento social e cultural.
Instituída pelo bispo em 2004
A Fundação Cónego Filipe de Figueiredo é uma fundação canónica instituída pelo bispo de Aveiro em finais de Novembro de 2004, um ano depois de o seu patrono ter morrido.
Cónego natural de Estarreja
Natural de Estarreja, o cónego Filipe de Figueiredo fez toda a sua vida sacerdotal em terras alentejanas tendo chegado a ser director nacional da Pastoral dos Ciganos. "Ele no Alentejo também fez uma fundação e teve o sonho de fazer uma outra aqui na sua terra", recorda Manuel Filipe Figueiredo.
"Era um samaritano da solidariedade e congregou aqui algumas boas vontades que arrancaram com 50 mil euros para fazer a utopia do sonho", disse, ao "Jornal de Notícias", o presidente da "Cónego Filipe de Figueiredo".
Objectivo imediato
O objectivo imediato desta fundação de Estarreja é construir um lar para a terceira idade e uma creche.