Alexandra Lopes, in Jornal de Notícias
A educação que se dá na escola tem de ter a colaboração da família, dos meios de comunicação social e dos agentes educativos. Pois, segundo refere o conhecimento "encontra-se cada vez mais fora da escola" e, é necessário o envolvimento de todos. A opinião é de Jaume Carbonell, professor da Universidade de Barcelona que ontem, esteve em Joane, Famalicão, no II Fórum Internacional a discutir "A Aventura de Inovar".
Num outro âmbito, o especialista diz que a educação é de tal forma importante que a responsabilidade de educar as crianças não pode ser deixada apenas nas mãos dos professores. "Se queremos uma escola mais solidária e com mais qualidade devemos contar com a participação de todos os agentes educativos", concluiu.
Características
Ainda durante a sua intervenção, o professor adiantou que actualmente, o "drama" que se vive é que a escola "ensina cada vez mais para superar notas. Por isso, o docente apontou algumas características que o professor deve ter.
Carbonell considera que os professores têm de ter um "conhecimento rigoroso da infância e da adolescência" e que estes devem reflectir sobre as suas experiências. Por outro lado, o especialista adianta que agora que proliferam as novas tecnologias as crianças cada vez mais precisam dos professores.