Inês Schreck, in Jornal de Notícias
A Câmara de Matosinhos serviu refeições a 194 alunos das escolas e ATL's do concelho durante os oito dias de férias de Natal.
A iniciativa, tomada na sequência da crise económico-financeira do país, vai ser alargada às próximas pausas lectivas.
A informação consta da agenda da próxima reunião do Executivo, que se realiza amanhã à tarde.
Das 194 refeições servidas em média por dia, 36 foram distribuídas em quatro escolas que a Autarquia abriu (Leça do Balio, duas em Matosinhos-Sul e S. Mamede de Infesta) para que "crianças e alunos do escalão A da Acção Social Escolar pudessem usufruir de almoços completos, variados e equilibrados, sem quaisquer encargos para as famílias".
As outras 158 refeições foram servidas nos ATL's, no âmbito de uma parceria entre a Câmara, os agrupamentos de escolas e os ATL's que já vem sendo posta em prática nos últimos anos. Este serviço de refeições associado aos ATL's funcionou em 11 estabelecimentos de ensino.
No mesmo ponto da agenda, refere-se que embora o número de refeições servidas nas escolas (36) "não tenha sido muito significativo, tendo em conta o objectivo principal que está na base desta iniciativa, considera-se que se justifica a sua prorrogação, nas próximas paragens lectivas".
Os serviços entendem ainda que "com uma melhor divulgação da oferta deste serviço, junto dos encarregados de educação", será possível aumentar o número de famílias abrangidas.
"Felizmente o número de refeições servidas não foi muito elevado, mas entendemos que vale a pena continuar a acompanhar esta questão para perceber se a procura aumenta ou não", afirmou, ao JN, o vice-presidente da Câmara, Nuno Oliveira, esclarecendo que, para já, o serviço de refeições gratuitas será prestado nas férias do Carnaval, Páscoa e Verão.