12.1.15

Há coragem para tornar a pobreza ilegal?

por Ângela Roque, in RR

O Movimento Pobreza Ilegal foi um dos destaques do “Princípio e Fim” desta semana, onde também antecipámos a visita que o Papa vai fazer ao Sri Lanka e às Filipinas.

Ilegalizar a pobreza e considerá-la crime pode parecer utópico, mas o projecto existe e está em marcha. Foi lançado por Henrique Pinto. O ex-director da revista Cais, de apoio aos sem abrigo, veio ao “Princípio e Fim” falar da iniciativa: diz que não basta a boa vontade e a generosidade de cada um e das Instituições, é preciso apostar em políticas sociais corajosas, e é por isso que quer levar o assunto até à Assembleia da República.

A inclusão social dos mais pobres e o combate às causas da pobreza vão continuar a ser prioridades da nova equipa da Comissão Nacional Justiça e Paz, presidida pelo juíz Pedro Vaz Patto. No programa desta semana transmitimos um excerto da entrevista que pode ouvir na íntegra na Edição da Noite desta segunda-feira.

No arranque do Ano Jubilar das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, a irmã Rita Nicolau veio conversar connosco sobre a vida e obra da fundadora, Teresa de Saldanha - a jovem corajosa que em pleno século XIX ousou criar esta Congregação religiosa feminina, quando estavam proibidas por lei em Portugal. O seu processo de canonização já está em Roma.

Neste programa de actualidade religiosa também antecipámos a viagem pastoral que o Papa vai fazer ao Sri Lanka e às Filipinas. Um missionário português em Manila contou-nos como a visita está a ser preparado no país mais católico da Ásia, onde o governo até concedeu 5 dias de férias.

Falámos ainda da iniciativa “Escutar a Cidade”, que pretende enriquecer a reflexão para o Sínodo Diocesano de Lisboa com o contributo de pessoas que não pertencem à Igreja. A ideia partiu de um grupo de católicos. Ao longo dos próximos seis meses o Fórum Lisboa vai acolher uma sessão pública por mês, sempre à quinta-feira, das 19h às 21 horas. A primeira será já no próximo dia 15 de Janeiro.

A crónica do programa teve esta semana a assinatura do padre Tiago Freitas, responsável pela comunicação da Arquidiocese de Braga.