27.7.15

África não é só pobreza, sabia?

in o Observador

A iniciativa partiu de uma adolescente do Quénia que quer mostrar a África além da pobreza, das doenças e das desigualdades. Pede aos media para mostrarem a beleza do continente. E o Twitter apoia.

Se tiver que definir “África” numa só palavra, qual é a primeira que lhe vem à cabeça? Talvez “pobreza” ou “fome” sejam duas opções. Mas há um projeto que quer mostrar o continente africano além das desigualdades sociais, da proliferação de doenças ou das limitações no desenvolvimento. Tudo começa com a hashtag #theafricathemedianevershowsyou (A África que os media nunca te mostram) a que se junta uma fotografia de uma paisagem bela, de um prato apetecível, de um monumento icónico ou de uma situação inesperada.

A ideia é divulgada pelo El País e pelo Mashable. Partiu de Rachel, uma adolescente de 17 anos que vive no Gana e está “farta de ver os media a falarem dos ‘sofrimentos africanos’ e a esconderem a beleza” do continente. Desde 23 de junho, o dia do desabafo, já foram publicados mais de 100 mil tweets sobre o assunto e 50 mil imagens com aquela hashtag.

“Comecei esta campanha porque sentia que estava na altura de mostrar ao mundo a verdade sobre os africanos, de ouvir as histórias e de ver a África que nós conhecemos, em vez da África que a maioria dos media mostra. Estando no Gana, e sendo africana no geral, sei que há muito mais do que pobreza, guerras étnicas e doenças. O mundo merece saber que há mais além disso”, explicou a rapariga ao Mashable.

Estas são algumas imagens partilhadas por utilizadores no Twitter, que mostram outra África além da subnutrição, do Ébola e da sida.