23.7.15

Há um fundo europeu que ajuda desempregados. Governo não se inscreveu

Por Notícias Ao Minuto

Informação consta de um documento que foi divulgado esta quarta-feira e ao qual o Jornal de Negócios teve acesso.

Chama-se Fundo Europeu de Apoio à Globalização e foi criado para ajudar os países europeus a fazerem face ao elevado desemprego.

Contudo, revela o Jornal de Negócios, e apesar de a taxa de desemprego já ter chegado a rondar os 18%, o Governo português não submeteu qualquer pedido de apoio a Bruxelas. E a informação foi confirmada por fonte da Comissão Europeia.

Nos últimos anos foram dez os países europeus que beneficiaram de um total de 109 milhões de euros para ajudar 28,3 mil desempregados.

Inicialmente, o Fundo Europeu de Apoio à Globalização foi criado para apoiar trabalhadores que ficassem desempregados na sequência da deslocalização dos seus postos de trabalho. Contudo, e tendo em conta a crise económica que assolou o mundo a partir de 2008, foi feita uma alteração aos seus estatutos para que pudesse abranger os desempregados resultantes da crise.

"A mobilização do Fundo só é possível através do pedido do Estado-membro, já que são as autoridades nacionais que decidem se querem ou não candidatar-se ao cofinanciamento", explica ao Negócios fonte oficial da Comissão Europeia.

O Jornal de Negócios questionou o Ministério do Emprego e Solidariedade Social, mas não obteve, para já, qualquer resposta.