8.7.15

OCDE aponta para aceleração da atividade económica

in Jornal de Notícias

Os indicadores compósitos da OCDE, que antecipam inflexões no ciclo económico de cada país, apontam para uma aceleração da atividade em Portugal.

O índice compósito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para Portugal subiu em maio para 101,19 acima da média de longo prazo de 100 pontos e mais 0,06% do que em abril, mas menos 0,05% do que no mês homólogo de 2014.

Para a zona euro, o dado de maio mostra um avanço de uma centésima face a abril e um acréscimo de 19 centésimas relaticamente ao mesmo mês de 2014. O índice compósito para a zona euro situou-se em 107,72 pontos em maio, acima da média de longo prazo de 100 pontos.

No caso da Grécia, o indicador compósito atingiu 101,77 pontos em maio, acima da média de longo prazo, de 100 pontos, e menos 0,21 centésimas do que em abril.

Além dos indícios que apontam para um desenvolvimento sustentado da atividade na zona euro, a OCDE indicou que deteta sinais de convergência positiva na maioria das grandes economias do mundo, com estabilidade na Índia e Japão e base para crescimento nos Estados Unidos, China e Reino Unido.

Os dados também apontam para um momento de mudança positiva na Rússia e para uma degradação da situação económica no Brasil.