24.7.15

Jornadas Ibéricas de Participação pedem mais solidariedade com os pobres

in Jornal A Guarda

Iniciativa decorreu na Guarda

“Os números da pobreza em Portugal e Espanha são alarmantes” referiu o Presidente da EAP - Portugal, na abertura das primeiras Jornadas Ibéricas sobre Participação que decorreram a 9 e 10 de Julho, na Guarda. O Padre Jardim Moreira disse que “em Portugal há dois milhões e setecentas mil pessoas em risco de pobreza” e que estes números ainda ganham maior dimensão em Espanha. E acrescentou: “Com estes números não podemos dizer que está tudo bem e temos de ser mais solidários”.
Este responsável disse ainda que “os últimos anos têm sido penosos para muitos cidadãos” e, por isso, é importante “dar passos de parceria” para acabar com esta situação de desigualdade social. Lembrou que “não podemos lutar pelos pobres sem os pobres” e, por isso, é importante que “cada um colabore e tenha oportunidade para construir o seu caminho”.
No esforço conjunto de luta contra a pobreza, referiu que “se na Península Ibérica as redes se unirem podem influenciar os Governos, o mesmo sucedendo com a Rede a nível europeu”.
“Criar oportunidades e condições para que todos os cidadãos se façam ouvir” foi o desafio deixado por Jardim Moreira que acredita “numa sociedade onde todos sejam participantes e tenham o seu lugar”.
Carlos Susias, Presidente da AEPN Espanha, chamou a atenção para a necessidade “dar voz às pessoas” pois “a participação é parte essencial da democracia”. Referiu que “quando há problemas nos bancos, chamamos os peritos em finanças, quando há problemas na agricultura chamamos os técnicos agrícolas, e quando há problemas com os pobres chamamos toda a gente menos os pobres”.
Destacando o trabalho que é feito pela EAP – Portugal, que preside à Rede Europeia Anti Pobreza, explicou que “não nos podemos fechar no que passa no nosso País mas devemos trabalhar em conjunto a favor das pessoas”. E acrescentou: “que se façam políticas para as pessoas”.
O Bispo da Guarda disse que “é necessário fazer esforço de dar a palavra a quem a não tem”. D. Manuel Felício vincou a ideia de que “a democracia constrói-se todos os dias com a motivação das pessoas”.
A vereadora da Câmara Municipal da Guarda deixou também clara a ideia de que “a participação das pessoas em situação de pobreza é fundamental para encontrar soluções, para os problemas com que se debatem”.
Os trabalhos das I Jornadas Ibéricas sobre Participação juntaram cerca de três dezenas de participantes de Portugal e de Espanha.