24.7.15

Todos os dias pelo menos quatro mulheres são agredidas em casa

por Filipa Ambrósio de Sousa, in Diário de Notícias

Todos os dias pelo menos quatro mulheres são agredidas em casa

Balanço da comarca de Lisboa mostra que foram investigados 898 casos de violência doméstica: 743 em que os agressores são homens e 155 são mulheres.

Foram 35 anos de agressões físicas entre quatro paredes. A mulher, atualmente com 60 anos foi agredia com chicotes e cintos e chegou, a ser queimada com isqueiros e agredida com objectos pesados como um pisa papel na cara. O caso foi tornado público este ano com o agressor, de 62 anos, a responder por três crimes de violência doméstica: um contra a mulher e os outros cometidos contra as duas filhas, hoje adultas.

Este caso ilustra as estatísticas: todos os dias, em Lisboa, quatro mulheres são agredidas pelos companheiros, maridos, namorados ou ex-namorados. Dados relativos ao primeiro semestre deste ano do Ministério Público (MP) da comarca de Lisboa. Segundo o relatório divulgado ontem, no total foram 898 os inquéritos iniciados nos primeiros seis meses deste ano: 743 em que as vítimas são mulheres e 155 em que são os maridos ou companheiros a serem agredidos. O que perfaz uma média de cinco vítimas por dia. Nos casos em que as mulheres são as agredidas (a grande maioria), o balanço feito aponta para uma média de quatro mulheres por dia. "Esta é outra área da criminalidade que muito preocupa o MP e os números que subsistem não permitem que descuremos a atenção ao fenómeno", explica ao DN o procurador coordenador da comarca José António Branco. "Se reparar, o MP da comarca de Lisboa tem diversas unidades especializadas nesta tipologia criminal e, consequentemente, tem magistrados especialmente preparados para agir nesta área", concluiu. O relatório, a que o DN teve acesso, revela ainda que foram investigados 853 cibercrimes, 186 inquéritos contra agentes de autoridade e 105 casos de maus tratos a menores.