25.1.16

Banco de Recursos apoia 750 famílias

In "Diário As Beiras"

Solidariedade elogiada no dia de aniversário do Banco de Recursos

O Banco de Recursos Colmeia assinalou, recentemente, o 9.º aniversário com um balanço positivo sobre a sua atuação na vida das famílias mais desfavorecidas do concelho de Cantanhede. Potenciar o envolvimento de instituições e cidadãos na recolha de bens continua a ser a linha estratégica deste projeto. Durante o ano de 2015, foram registadas 86.697 dávidas e 68.697 saídas. Por mês, em média, são apoiadas 150 família, segundo Pedro Cardoso, vereador da Solidariedade e Ação Social. O município de Cantanhede está muito grato às empresas, escolas, instituições e comunidade em geral pela colaboração e empenho demonstrados, relativamente a esta iniciativa, que beneficia, sem dúvida, toda a comunidade concelhia, disse Pedro Cardoso, em comunicado. Para o autarca, o nível de atividade atingido pelo Banco de Recursos é motivo de orgulho para o município.

Pedro Cardoso destaca ainda a criação de uma verdadeira cadeia de solidariedade criada entre a população, que tem permitido resolver muitas situações de carência e a cooperação entre entidades. Inaugurado em janeiro de 2007, o Banco de Recursos Colmeia foi pensado para promover a cooperação entre entidades pertencentes à Rede Social de Cantanhede. É um serviço de apoio imediato e direto, que dá resposta às necessidades básicas e secundárias das famílias e indivíduos, identificadas pela Rede Social do Concelho. No funcionamento do projeto, refira-se, está também patente a preocupação com a questão da sustentabilidade e preservação ambiental, através do combate ao desperdício, da reciclagem de produtos que já não estejam em condições, procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos.

Desde o seu início que a dinamização do Banco de Recursos está a cargo de uma equipa de voluntários. Pedro Cardoso elogia os voluntários, dizendo que a equipa tem desenvolvido um trabalho que contribui para o bem-estar da população mais fragilizada de Cantanhede. Cerca de duas dezenas de voluntários asseguram o trabalho no Colmeia. “É prova evidente de que os voluntários são parte da solução na construção de uma comunidade mais justa, mais humana, mais fraterna e mais solidária”, sublinha o autarca, ao mesmo tempo que reflete que numa sociedade tão marcada pelo individualismo, pela competição, por interesses, o voluntariado continua a ser um sinal anunciador de um futuro de esperança. Quem quiser ajudar pode fazê-lo durante todo o ano, nas instalações do Banco de Recursos Colmeia, na rua Carlos Oliveira de preferência no horário de abertura (09H00-13H00 e 14H30-19H00).