22.1.16

Voluntariado: Confederação Portuguesa identifica «necessidade» de promover a participação cidadã

In "Agência Ecclesia"

Organização integra 32 entidades coletivas privadas

Lisboa, 20 jan 2016 (Ecclesia) – A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) assinalou nove anos de existência com a apresentação do Guia do Voluntariado Corporativo, esta terça-feira, no Espaço M, da Associação Mutualista do Montepio, em Lisboa.

“Existe ainda uma grande necessidade, na sociedade portuguesa, de promover a participação cidadã através do voluntariado e de capacitar os indivíduos para um exercício de voluntariado informado e comprometido”, assinalou o presidente da direção da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a CPV informa que Eugénio Fonseca disse que esperam “conhecer melhor o programa de ação” do Ministério da Segurança Social para o voluntariado e já solicitaram uma audiência ao ministro.

“É grande a expetativa para que se possa dar continuidade a um trabalho de renovação já iniciado e que poderá trazer melhorias nas condições de vida dos voluntários e das organizações através das quais são promovidas as suas iniciativas”, acrescentou.

Nesta sessão do nono aniversário da CVP foi apresentado o Guia do Voluntariado Corporativo em Instituições da Economia Social, que resultou de uma parceria com o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, que reúne mais de 100 empresas.

Este guia que surge após o primeiro Laboratório do Voluntariado, em 2014, pretende “facilitar e tornar mais eficaz” a realização de voluntariado corporativo no contexto de instituições de economia social e apresenta sugestões sobre as “várias etapas na criação de uma parceria entre o setor empresarial e o setor social”, divulga o GRACE.

A presidente deste grupo, salientou que é o tempo da CPV ocupar o espaço que “é seu por direito”, da criação e da gestão da agenda do voluntariado em Portugal.

Neste contexto, Paula Guimarães declarou que a Confederação Portuguesa do Voluntariado pode contar com o GRACE para “afirmar, sustentadamente, a sua posição e influência”.

A CPV, organização não-governamental, integra 32 entidades coletivas privadas com sede ou atividade no território nacional, representativas ou promotoras do voluntariado.