9.5.16

Crise deixou os pobres mais pobres - Núcleo de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza

Rádio Portalegre

A crise deixou os pobres ainda mais pobres e no distrito de Portalegre há cada vez mais pessoas em situação de pobreza extrema.

Em declarações à Rádio Portalegre, Isabel Lourinho, porta voz do núcleo distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza, refereriu que período de ajustamento económico, a classe média também foi penalizada mas conseguiu manter os seus padrões de vida.

A dirigente falava no âmbito do Encontro Nacional da Rede Europeia Anti-Pobreza, que decorre esta segunda-feira, em Santarém.

Isabel Lourinho apontou ainda o desemprego como a principal causa da quebra de rendimentos, mas disse existirem também muitos casos de pessoas que apesar de empregadas encontram-se em situação de pobreza.

Os números divulgados, na abertura do encontro nacional da Rede Europeia Anti-Pobreza, traçam um cenário trágico no que diz respeito ao balanço social do ajustamento, transversal a todo o país.

Entre 2009 e 2013 o rendimento dos 10% mais ricos desceu 8%, enquanto a quebra do rendimento dos 10% mais pobres desceu 24%.