1.6.16

Banco alimentar - Campanha com quebras nas doações

Sara Dias Oliveira, in "Jornal de Notícias"

Guimarães "Hoje dou, amanhã posso precisar" Banco Alimentar Até às 18 horas de ontem, tinham sido recolhidas mais de 1367 toneladas de alimentos Campanha com ligeira quebra nas doações Sara Dias Oliveira saradlasolivelra@jn.pt ~ A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome tinha recolhido, até às 18 horas de ontem, cerca de 1367 toneladas de alimentos - 1033 no sábado e 334 no domingo - em 2012 superfícies comerciais que aderiram à iniciativa. Os números ficam ligeiramente abaixo da campanha realizada no mesmo período do ano passado, no último fim de semana de maio. Menos cerca de 120 toneladas comparativamente ao período homólogo. Em 2015, e até às 18 horas, tinham sido recolhidas 1156 toneladas no primeiro dia e 331 no segundo.
"A campanha tem corrido bem.

No primeiro dia, foram recolhidas 1033 toneladas", adiantava ao IN Isabel lonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, ao início da noite. "É preciso ter noção da dimensão desta campanha: 1033 toneladas são um milhão de quilogramas de alimentos", acrescentava a responsável.
O balanço só será feito depois de terminada a campanha e até 5 de junho há vales disponíveis para quem quiser doar alimentos. Os produtos recolhidos serão depois distribuídos por 2654 instituições que apoiam mais de 436 mil pessoas. A próxima iniciativa de recolha de alimentos nos sacos de papel do Banco Alimentar já está marcada para 3 e 4 de dezembro.

Em 2015, só nesta iniciativa, foram doadas 4384 toneladas. Com um saco de enlatados e bolachas. Arménio Sá cumpre o ritual de ajudar o Banco Alimentar (BA) em Guimarães, à saída do hipermercado. "Hoje dou. amanhã posso precisar", explica o vimaranense. Sorridentes. as voluntárias da Escola Fernando Távora agradecem e juntam as embalagem, às milhares, já arrumadas. Seguiram para o armazém em Braga onde se juntaram. até ontem, mais de 130 toneladas de alimentos. Os números, ainda provisórios, refletem "uma pequena diminuição face a maio do ano passado". revela Isabel Varanda, coordenadora distrital.

No distrito de Braga. estiveram envolvidos mais de 2500 voluntários. Cecília Lopes, professora de Religião e Moral, reuniu 30 alunos e levou-os a fazer uma boa ação.
"Eles adoram. lá participaram na campanha de Natal e estavam sempre a perguntar quando é que havia outra vez.". Ao lado. Amélia Alves. assistente operacional no Hospital de Guimarães e experiente voluntária do BA. constatava que "chuva e o feriado de quinta-feira não ajudaram, mas não correu mal".