1.6.16

Portugal recebe mais duas centenas de refugiados em Junho

In "Público"

Portugal vai receber mais 200 refugiados durante o mês de Junho, anunciou ontem o ministro-adjunto Eduardo Cabrita, segundo o qual já chegaram ao país, desde Dezembro, 300 pessoas, o que torna Portugal no segundo país da União Europeia (EU) que mais refugiados recolocados recebeu.

Em declarações à agência Lusa, à margem da cerimónia de assinatura do protocolo do programa Migrantes como Nós, na Fundação Inatel, em Lisboa, o ministro adiantou que, desde Dezembro e até ao final desta semana, já chegaram a Portugal Portugal recebe mais duas centenas de refugiados em Junho 300 refugiados, vindos da Grécia e de Itália, ao abrigo do programa europeu de recolocação. “E é isso que nos coloca, neste momento, como o segundo país, a seguir à França, que mais pessoas recolocou”, adiantou.

Antes, durante o seu discurso, o ministro salientou que o processo de recolocação, ao nível europeu, tem sofrido “imensas dificuldades políticas, burocráticas, de natureza diversa”. Aproveitou também para elogiar o papel do Conselho Português para os Refugiados, em matéria de acolhimento, e adiantou que há refugiados em 48 municípios nacionais, seguindo uma opção de distribuição pelo país.

À Lusa, o ministro revelou também que o Governo português já fez saber que está disponível para receber refugiados no âmbito do acordo feito com a Turquia, sendo um dos oito países da UE que mostrou essa vontade.

Migrações O país é agora o segundo da UE que mais refugiados acolheu ao abrigo do programa de recolocação