1.2.17

Passes grátis nos transportes em Lisboa? Ainda não há.

in TSF

Vereador do CDS contou à TSF que tentou levantar sem sucesso o passe gratuito para filho de quatro anos.

De acordo com o relato à TSF feito pelo vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, o serviço de atendimento da Carris alega não ter ainda qualquer informação sobre passes gratuitos para as crianças até 12 anos, como prometeu o presidente da Câmara de Lisboa a partir de 1 de fevereiro.

João Gonçalves Pereira conta que tentou saber junto da Carris se já podia levantar o passe gratuito para o filho de quatro anos, o mesmo foi tentado pela avó da criança, mas sem sucesso porque os serviços alegam não ter instruções da administração.

O vereador volta a acusar o presidente da Câmara de Lisboa de fazer muita propaganda e exige esclarecimentos a Fernando Medina.
João Gonçalves Pereira quer esclarecimentos do autarca lisboeta

A TSF tentou mais informações junto da Carris e da Câmara de Lisboa, mas ainda aguarda resposta.

O Governo e a Câmara Municipal de Lisboa assinaram no início de janeiro um memorando da passagem de gestão da rodoviária Carris para a autarquia, a partir de quarta-feira.

Um decreto-lei que é alvo de um pedido de apreciação parlamentar por parte do PCP. O partido ainda não revelou se pede a cessação da vigência do decreto-lei ou se vai apresentar propostas de alteração. No caso do Bloco de Esquerda, Catarina Martins anunciou hoje é contra a revogação do diploma sobre a municipalização da Carris e acrescentou que vão ser feitas propostas de alteração para que o modelo de gestão integre não apenas Lisboa, mas as várias autarquias abrangidas.

Novos preços a partir de fevereiro

As crianças entre os quatro e os 12 anos vão ter direito a um passe social gratuito. Entre os 13 e os 18, o valor do passe mantém-se nos 26,75 euros mensais.

Para a terceira idade, o passe sénior vai passar a custar 15 euros. Atualmente o mesmo passe custa 26,75 euros e, por isso, a poupança anual dos utilizadores pode chegar aos 141 euros.