4.11.10

Três em cada cem famílias sem banheira em casa

por Patrícia Jesus, in Diário de Notícias
Quantos e como somos, o que temos e não temos em casa, em que gastamos o dinheiro - nada escapa à lupa do Pordata


Três em cada cem famílias portuguesas ainda vivem em casas sem banheira ou duche. Este é um dos muitos dados sobre Portugal disponíveis no site Pordata e que desde ontem podem ser comparados com informação dos outros 26 países da União Europeia (UE). O que permite descobrir, por exemplo, que o mesmo só acontece em uma em cada cem famílias francesas ou alemãs ou em duas em 100 na Grécia, que aderiu à UE na mesma década de Portugal.

Se, por outro lado, olharmos para os últimos países a entrar na comunidade vemos que na Roménia o número de famílias a viver em casas sem banheira ou duche chega às 42 em 100 e que na Bulgária são 18.

O mesmo site mostra ainda que 2% das famílias portuguesas não têm dinheiro para comprar uma máquina de lavar roupa, enquanto 5% não têm meios para ter telefone em casa - valores só ultrapassados por alguns dos parceiros do Leste da Europa.

Por outro lado, a média de SMS por habitante, em 2008, é das mais altas da Europa - 2192. Só a Lituânia, a Dinamarca e a Irlanda registam valores superiores. Espanha, no extremo oposto fica-se pelos 196 SMS por habitante.

Mesmo que nem sempre seja fácil perceber o que os números nos dizem ou conseguir retratos fiéis através deles, a enorme quantidade de informação disponibilizada nesta "base de dados sobre o Portugal Contemporâneo" (www.pordata.pt) tem como objectivo "aproximar os factos dos cidadãos para melhor pensar Portugal", explica Maria João Valente Rosa, directora do projecto.

Só assim, já que se compilam décadas de dados, "é possível avaliar o progresso realizado" e "fazer comparações com outros países", acrescentou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na apresentação do site renovado.

Através do site, vemos que na UE os portugueses são, em conjunto com os italianos, lituanos e romenos os que gastam menos dinheiro nos tempos livres e cultura. Também não gastam muito em tabaco, bebidas alcoólicas e drogas: quase metade do que os gregos. Mas se considerarmos a percentagem do orçamento familiar que vai para hotéis e restaurantes os portugueses ficam à frente de alemães e franceses, com 10%.

Todos estes dados podem ser encontrados na secção sobre condições de "Habitação, Rendimento e Despesas das Famílias" do Pordata. Há mais: sobre população, educação, saúde, emprego e ambiente, só para citar algumas categorias do portal, que foi lançado em Fevereiro.

Nove meses e mais de dois milhões de visitantes depois surge o primeiro "alargamento": a comparação com outros países da UE. Em breve, no entanto, o Pordata terá disponível uma aplicação para Ipod e Ipad, revelou ontem Maria João Valente Rosa.

A demógrafa recorreu ainda a dados sobre a população para ilustrar como o site permite analisar tendências e compará-las com o resto da Europa, através de quadros ou gráficos. Por exemplo, apesar de todos os países da UE estarem a envelhecer, Portugal envelheceu mais do que a média dos 27 desde 1990. Também os casais sem filhos e os adultos que vive sozinhos são cada vez mais.