in Diário de Notícias
Cerca de 22 milhões de euros foram investidos nos últimos três anos em obras casas do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), um investimento que até 2012 deverá chegar aos 55 milhões.
Segundo os dados facultados pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, as intervenções abrangem 2912 fogos, o que corresponde a uma em cada três casas do IHRU, que tem um parque habitacional a rondar as 12500 fracções, distribuídas por 136 bairros de Norte a Sul do país.
Este trabalho, que inclui a reparação ou substituição de coberturas, impermeabilizações e isolamentos, tratamentos de betão da estrutura, pinturas e substituição de caixilharia, portas, redes de água, esgotos e gás, entre outras intervenções, faz parte de um programa de reabilitação dos bairros que até 2012 atingirá os 55 milhões de euros de investimento.
Em declarações à agência Lusa, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, explicou que este programa de reabilitação dos bairros sociais "teve em conta a necessidade de intervenções também para dar novas condições de acessibilidade e para melhorar o desempenho energético dos edifícios".