in Jornal de Notícias
O indicador de clima económico, em queda há três meses, sofreu uma descida acentuada em Dezembro, segundo dados hoje, quarta-feira, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística
"O indicador de clima económico diminuiu nos últimos três meses, mas de forma mais intensa em Dezembro, após ter apresentado entre Junho e Setembro o valor mais elevado desde Setembro de 2008", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) nos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores.
Em Dezembro, acrescenta, observaram-se agravamentos nos indicadores de confiança de todos os sectores.
O indicador de clima económico passou de -0,1 pontos em Outubro, para -0,5 pontos em Novembro e -1,0 pontos em Dezembro.
O indicador de confiança dos consumidores, por sua vez, apresentou uma "forte diminuição" em Dezembro, intensificando o movimento descendente observado desde Novembro de 2009 e atingindo o valor mais baixo "desde o mínimo histórico da série registado em Março", acrescenta.
A confiança dos consumidores atingiu os -45,4 pontos em Dezembro, depois de ter chegado aos -44,9 pontos em Novembro e aos -40 pontos em Outubro.