27.2.23

Juventude Cruz Vermelha promove voluntariado social

José Paulo Silva, in Correio do Minho

O programa desta edição do ENJ conta também com actividades lúdicas e bancas das organizações-membro do Conselho Nacional de Juventude na que é designada ‘Feira de Oportunidades’.

A Comunidade Criativa de Inclusão Social de Guimarães (CCIDG), projecto desenvolvido pelo departamento de Juventude da delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, marca presença no ENJ numa acção de promoção do voluntariado social.

A coordenadora do projecto, Catarina Macedo, explicou ao Correio do Minho que a CCIDG visa o envolvimento dos jovens nas suas comunidades através do voluntariado social, ao mesmo tempo que se promove a inclusão digital de idosos, sem abrigo e refugiados.

Financiado pelo programa Portugal Inovação Social, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães como investidor social,este projecto piloto decorre desde Abril de 2021 e encerra no final de Junho deste ano.

A intenção da Juventude Cruz Vermelha de Guimarães é prolongar a experiência, cujos resultados têm sido, até agoa, muito satisfatórios.

“Já chegámos a cinco freguesias do concelho, mas o objectivo e chegar a todas as freguesias do concelho”, referiu Catarina Macedo.

A CCIDG é um projecto itinerante, que funciona com recurso a uma carrinha equipada com seis postos informáticos, os quais permitem a implementação de um programa de desenvolvimento de competências digitais junto de populações info- - excluídas.