18.11.14

Troca de seringas em farmácias retomada em dezembro

Nuno Guedes, in TSF

A Associação de Farmácias de Portugal garante que volta a arrancar no início de dezembro, o programa de troca de seringas para toxicodependentes, suspenso há 2 anos.

Estas trocas estão suspensas, nas farmácias, há perto de 2 anos, e chegaram a ser anunciadas para o verão, depois de um acordo assinado com o Ministério da Saúde.

À TSF, a presidente da Associação, Manuela Pacheco, diz que a última reunião, realizada na semana passada, teve luz verde. Manuela Pacheco garante que a troca de seringas volta a 1 de dezembro.

Manuela Pacheco explica, ainda, que o acordo foi alcançado com a Associação de Farmácias de Portugal mas também com a mais representativa, a Associação Nacional de Farmácias. No entanto, contactada pela TSF, a ANF diz que desconhece que o programa de troca de seringas volte ao ativo no início de dezembro.

Já o diretor do Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA, António Diniz, confirma que o objetivo é ter a troca de seringas, de novo, nas farmácias, no início de dezembro, nos distritos de Lisboa e Setúbal.

O diretor do Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA aplaude o regresso da troca de seringas às farmácias. Mas sublinha que este programa já não vai ser gerido pelas farmácias, mas sim pelo Ministério da Saúde.

Para além deste serviço para toxicodependentes, o acordo assinado em julho com o Ministério da Saúde também previa um programa nas farmácias de apoio no controlo da diabetes.

A presidente da Associação de Farmácias de Portugal, Manuela Pacheco, diz que neste caso ainda não há acordo pois é uma área que traz muito mais custos às farmácias.