16.12.14

Saída da troika, menos desemprego e idade são razões para ter mais bebés

por Ana Maia, in Diário de Notícias

Portugal deve terminar o ano com números semelhantes aos do ano passado: mais de 82 mil bebés nascidos. Recuperação aconteceu no segundo semestre.

Os primeiros seis meses deste ano fizeram pensar que 2014 poderia voltar a ser um recorde pela negativa, mas a segunda metade do ano trouxe um sinal positivo: pela primeira vez em quatro anos, Portugal conseguiu estancar a quebra da natalidade. A idade das mulheres, a saída da troika, menos desemprego (atualmente nos 13,4%) e a introdução da natalidade na agenda política são razões para a recuperação. Hoje, no Parlamento, começa uma ronda de audições com especialistas para encontrar soluções que façam aumentar o número de nascimentos.

"De janeiro a novembro deste ano rastreámos 75 985 recém-nascidos e em período homólogo de 2013 estudámos 76 043 recém-nascidos. Em novembro rastreámos 6683 bebés, mais 322 do que em igual período de 2013", refere ao DN Laura Vilarinho, responsável da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA) que faz o teste do pezinho. Contas feitas, são menos 58 bebés do que no ano passado, o que faz acreditar que terminaremos o ano com valores semelhantes aos de 2013.