8.7.15

70% das crianças de Gaza sofrem de traumas ligados à guerra

por Kieran Guilbert, in Diário de Notícias

Os últimos sete anos, a maioria dos menores a viverem no território passaram pela experiência de três conflito violentos.Muitos não vão à escola por terem medo de sair de casa.

A maioria das crianças que vivem nas áreas da Faixa de Gaza mais atingidas pelo conflito de há um ano revelam sinais de graves perturbações traumáticas, psicológicas e emocionais, além de incontinência durante o sono e pesadelos.

A revelação deste quadro foi feita no início da semana pela ONG britânica Save the Children no âmbito da apresentação de um estudo sobre os efeitos em menores dos 50 dias de combates entre as milícias do Hamas e as forças armadas de Israel, entre julho e agosto de 2014. Segundo fontes hospitalares palestinianas, morreram em Gaza 2100 pessoas, a maioria civis, enquanto Israel confirma a existência de 67 militares mortos, mais seis civis.

As operações aéreas de Israel sobre a densamente povoada Faixa de Gaza, sob controlo do movimento islamita Hamas, levou à destruição generalizada de casas, escolas e outros edifícios.

O Hamas, por seu lado, lançou milhares de mísseis e morteiros do enclave palestiniano sobre Israel.