1.7.15

Grécia. Papa pede responsabilidade da Europa e atenção à dignidade humana

in RR

Preocupação do Papa foi expressa através de um comunicado emitido pelos serviços de comunicação do Vaticano.

O Papa está preocupado com as notícias sobre a situação económica e social da Grécia e pede responsabilidade à Europa.

"A dignidade da pessoa humana deve permanecer no centro de qualquer debate político e técnico, assim como na tomada de decisões responsáveis", lê-se num comunicado emitido pelos serviços de comunicação do Vaticano.

A mesma nota acrescenta que “o Santo Padre está próximo do povo grego, tendo presente sobretudo as famílias gravemente atingidas por uma crise humana e social, tão complexa como dura”.

“O Papa Francisco convida todos os fiéis a rezar pelo bem do amado povo grego”, conclui a nota.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, vai dirigir-se esta quarta-feira à nação numa mensagem transmitida pela televisão, depois de Atenas ter apresentado uma contraproposta para tentar alcançar um acordo com os credores.

D. Nicolau Printezis, arcebispo de Naxos-Tinos-Mícono-Andros e metropolita do Egeu, publicou uma carta aberta aos dirigentes do país, apelando ao “diálogo” entre a Grécia e os credores para encontrar uma “solução menos dolorosa”.

“O tempo que resta é curto e deve ser usado corretamente e de forma sensata”, apela o prelado, para quem é necessário procurar uma “solução nacional” e não partidária.

O prelado desafia Governo e oposição a travar a actual situação de “pobreza” e de “futuro incerto para crianças, adolescentes e jovens”.